Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2009
Pão, um dos alimentos mais consumidos no mundo, foi produzido pela primeira vez há 6000 anos. Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde actualmente está situado o Iraque.
O Pão é um alimento elaborado com farinha de milho, trigo ou outros cereais. Geralmente os ingredientes são; trigo, água e sal, formando uma massa com uma consistência elástica que permite dar-lhe várias formas. A esta mistura básica podem acrescentar-se vários ingredientes, desde gordura a especiarias, passando por carne (geralmente curada), frutas secas ou frutas cristalizadas, etc.
O pão levedado, a que se acrescentou à massa levedura ou fermento geralmente cozido (assado) num forno, produzindo pães mais ou menos macios, em que a massa cozida tem espaços com ar.
O pão ázimo, não fermentado, que produz pães geralmente achatados, mais consistentes; estes podem ser cozidos no forno ou assados numa chapa (ou frigideira), ou mesmo fritos.
Aqui na Nazaré existem várias panificações, uma delas é a Panificação Tá-Mar. Muito conhecida por todos os Nazarenos e com um historial de longa data, foi lá que o "Deixándar o Barco" foi fazer uma visita. Desta forma dando a conhecer a todos, numa maneira geral, como é feito o Pão que comemos todos os dias.
Além do pão, a Panificação Tá-Mar tambem fabrica bolos, como por exemplo:
_ Bolo-rei, Croissants, Arrufadas, Pasteis de Nata e outros Bolos de Pastelaria.
O melhor é mesmo passar por lá...
Click na imagem abaixo
Partilhar
De
Antti a 31 de Dezembro de 2009 às 07:09
Excellent. I love the way you both work together. A long interview but the time went quite quickly. Your interviews are all the time better and better. I like the way you make these - congratulations. Just wondering all the time who is sponsoring your work? Somebody should. You are doing A Great Job for the community and her people. I appreciate a lot. THANKS!
De Pederneiro a 31 de Dezembro de 2009 às 11:10
Que saudades das broas de milho da ti Rosa...Adorei ver esta filmagem e o Joaquim porta-se ali á altura hontando na perfeição os seus pais.Parabens para ele e para a Leonor deste que admira imenso o pão fabricado ali.Muitas felicidades e Bom Ano 210
Pederneiro
De Nazarena-Ontario-Canada a 31 de Dezembro de 2009 às 11:15
Então não é que vocês acertam sempre nas coisas que a gente aqui tem mais saudades...Mas então vocês querem-nos matar de saudades dessa terra maravilhosa?Dessa gente maravilhosa? Ai que gosto ver essa padaria onde a minha mãe ia sempre comprar o pau de 17 e um quarto de broa amarela...Fazem falta esses tempos agora para muita gente ver o que passou o povo da Nazare.Adoramos ver aqui este filme e vai ser uma das nossas companhias na noite da consoada.OBRIGADA e contonuem porque estas coisas são bocados de ouro que nos oferessem.OBRIGADA
Nazarena-Ontario-Canada
De Laura Conchacha a 31 de Dezembro de 2009 às 17:59
Parabens , mais um belo trabalho! Os meus favoritos da Ta-Mar, roscas, pao de passas e os bolos de canela, os melhores que ja comi! E sempre um prazer ver e rever figuras da nossa terra! Continuem. O meu amigo Tonho Henriques cada vez esta melhor, o pior e se o roubam para algum canal televisivo! Feliz Ano Novo para a vossa excelente equipe! Laura Conchacha
De Olho Azul a 1 de Janeiro de 2010 às 16:37
Boa ideia a desta entrevista.Aprendi coisas que não sabia e é como dizem:estamos a dormir e eles já a trabalhar.As imagnes estão boas e as perguntas tambem
Olho Azul
De Eremita do >S Braz a 1 de Janeiro de 2010 às 16:39
Que belas recordações que me fizeram ainda me lembro da ti Rosa e da calma do pai do Joaquim.A Leonor tanbem está muito bem. Muitas vendas que eles merecem ser ajudados
Eremita do S Braz
De Siteiro a 1 de Janeiro de 2010 às 17:03
Excelente dialogo, boa entrevista.Gostei imenso
Siteiro
De Encosta a 2 de Janeiro de 2010 às 11:12
Ó senhor Joaquim afinal que há tantos anos que eu não o via e ADOREI vê-lo aqui neste blog que alguns amigosd me falaram.Que saudades de si eu que fui uma das apaixonadas que esteve apaixonada por si pois o Joaquim era um galã quando era novo.Está muito bem e os seus modos de falar continuam os mesmos.A sua senhoa a quem cumprimento parece ser uma esposa aí pronta para o ajudar e ainda bem que assim é.Boa sorte, muita saude e bons resultados no seu negocio.
Encosta
De Rosa M a 2 de Janeiro de 2010 às 11:19
Que prazer ler um comentario da minha querida amiga de infância Laura Conchacha.Beijinhos, Laura.Tudo bem contigo e com os teus? Sube há dias que tens sido uma grande mãe e de ti só esperava isso.Força e continua que ás-de ter um dia a recompensa dos ceus e o teu menino á-de ter tambem um lugar ao sol .Tem fá, Laura que tudo á-de passar ou pelo menos, ~melhorar.A tua mãe está sempre a falar em ti e o teu pai tambem.Ao teu pai.Qualquer dia quando estiveres cá de ferias temos que todas da escola fazer um almoço todas juntas parab rismos e conversarmos.Está combinado?
Agora sobre esta reportagem fiquei muito agradada de ver toda esta profissão que quando vamos ao pão, não nos lembramos do trabalho todo feito toda a noite e está espetacular.Ainda bem que agora apareceu esta coisa na internet para vermos o povo da nossa terra.Bem beijinhos para todo o mundo desta nazarena ferranha
Rosa M
De Paula S-Barreiro a 3 de Janeiro de 2010 às 11:07
Não fopi só esta senhora que gostou do Joaquim.Tambem eu estive apaixonada por ele quando a minha familia ia de ferias naquele tempo á Praia da Nazaré.Que prazer revê-lo.Continua um homem muito bonito, mas se o vissem em solteiro...Espero e desejo que esta Panificadora que ele agora dirige obtenha os melhores frutos em 2010 .Sobre esta filmagem, casualmente dei com ela na Net e já não me vai escapar.Noto que ainda não apareceram pescadores.Já não há na Nazaré? Não me admiro pois tudo acaba neste país á beira mar plantado.Um grande beijo para toda a população da Nazare, onde deixei o meu coração de adolescente.
Pauaala S--Barreiro
Comentar post